LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

venerdì 28 giugno 2013

270 - OS IMBECIS E A AGRICULTURA

Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra
 
       Capítulo Sétimo

1. “Todos os imbecis acreditam ter sucesso na agricultura”. Anos atrás quem entrava no Instituto Bonsignori, em Remedello, encontrava escrita com letra bela e grande, à sua direita, esta sentença. A frase não era do Bonsignori, mas expressava muito bem o conceito que ele tinha da agricultura, por ele pensada como “arte, ciência e riqueza”.

2. Padre Bonsignori era um pároco estudioso, que se tinha tornado especialista agrônomo, pois era levado pela preocupação de vencer a extrema pobreza de seu povo, prostrado pelas doenças causadas pela desnutrição, obrigado a emigrar  para fugir da fome. “Será possível, perguntava-se o inteligente pastor de almas, que a terra seja tão madrasta para não saciar a fome de seus filhos?”. Dedica-se aos estudos especializados dos mais acreditados estudiosos da Europa,  e encontra um método, o de Estanislau Solari, por ele aperfeiçoado, que consegue multiplicar quatro vezes e até seis vezes a produção de cereais e torna-se imediatamente o divulgador do método, chegando a merecer o título de “apóstolo da nova agricultura”. Suas obras de divulgação conseguem importante sucesso e vem sendo traduzidas também em outras línguas.

  3. Certo dia padre Giovanni Bonsignori fica para o almoço no instituto Artigianelli e, brilhante conversador, fala das maravilhas da nova agricultura, encantando os presentes. Padre Piamarta, que há tempo estava preocupado com o problema do êxodo da terra de tantos jovens, pensa logo: “Eis o homem que eu estava procurando”. E lhe propõe criar juntos uma escola em que estas idéias possam ser difundidas. Entre os aplausos dos presentes o pároco agrônomo aceita.

4. A idéia é genial. Mas... e os meios? Piamarta aguarda a chegada da Providência, que lhe faz ganhar a herança de bastantes hectares de terra. Nasce assim a Colônia Agrícola de Remedello, no sul de Brescia, que iniciará sua atividade em 1895, como escola prática de agricultura que em breve tempo será conhecida em toda a Itália, na França e Bélgica, de onde vem para formarem-se diretores de fazendas bem como pequenos e médios agricultores.

       5. Padre Piamarta realiza aqui seu sonho de “santidade social”, isto é, de contribuir para “melhorar a sociedade” através da recuperação do artesão e do agricultor e suas famílias. Aqui também o seu plano de formar homens completos se clarifica ulteriormente: Bonsignori se preocupará com a ciência e Piamarta com a consciência. O primeiro a arte de cultivar a terra, o segundo a arte de cultivar o coração. O primeiro a arte de produzir, o segundo a arte do bom uso da produção. Um formará o técnico procurado, o outro, o homem estimado. O primeiro, o empreendedor moderno, o segundo, o homem eterno. Um ensinará como encher os grandes celeiros de cereais da própria fazenda, o segundo como acumular para os depósitos da morada definitiva.

6. Piamarta deixa de fato ao Bonsignori a responsabilidade técnica e educativa da Colônia Agrícola e ficará na sombra, garantindo o apoio financeiro para os seus ousados experimentos. Mas ele faz-se presente nos momentos formativos religiosos dos jovens, preocupado de manter o equilíbrio entre cultura do campo e cultura do espírito.

7. A Colônia Agrícola, que mudará o nome para “Instituto Bonsignori”, permanecerá por vários decênios um ponto de referência exemplar para um grande número de agricultores, graças também a excelentes diretores que souberam atualizar a intuição inicial, promovendo apinhados “Congressos Agrários”, sustentando o periódico “A Família agrícola” e inovando também no setor zootécnico. Ainda hoje dá para ler no edifício central a frase: “Padre Piamarta para os filhos dos campos”: uma justa uma justa homenagem ao autor do crescimento humano e cristão dos jovens agricultores para os quais ele criou esta obra, única em seu gênero, favorecendo assim a genialidade do Bonsignori.
 

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti