LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

martedì 25 giugno 2013

263 - MORREREI COM OS MEUS JOVENS


Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra
 
Capítulo Quinto
              
      1. Monsenhor Pedro Capretti vinha de uma família rica, mas vivia pobremente com seus seminaristas pobres, isto é, com os aspirantes ao sacerdócio que não tinham possibilidade de pagar os estudos, a favor dos quais ele tinha posto a disposição os seus bens. Era um homem culto, previdente, ponto de referência das principais personalidades da cidade, entre as quais o bem-aventurado José Tovini e George Montini, pai do futuro Paulo VI. Padre Piamarta subia ao seminário Santo Cristo onde Monsenhor Capretti morava, para falar dos seus projetos. Eram amigos e se compreendiam. Estavam de acordo que seria bom ter uma obra que acolhesse jovens órfãos ou pobres ensinando-lhes uma profissão, assim como tinha feito anos atrás Ludovico Pavoni, iniciador da primeira escola gráfica na Itália. Eles discordavam acerca das modalidades: Piamarta queria a obra grande desde o início, Capretti a via mais modesta, pois ele teria que por a disposição o dinheiro.
 
    2. Parecia que a idéia estivesse para ter início, quando chegou improvisamente a nomeação de Padre Piamarta como pároco de Pavone Mella, na planície do rio Pó, a uns trinta quilômetros de Brescia. O bispo tinha necessidade de um homem forte para aquela paróquia. Protestos e descontentamento chegaram ao Bispo de Brescia por parte do Pároco e dos paroquianos de Santo Alexandre, que não queriam perder seu vigário, e também ele aflito, talvez mais que todos. Recebendo a nomeação de pároco de Pavone Mella com o encargo de vir de vez em quando na cidade, para dar início à obra projetada, Piamarta compreendia que o seu projeto não tinha sido entendido, por que para poder realizá-lo era preciso uma dedicação a tempo pleno e não só de uma pessoa, mas de muitas outras. Os santos, todavia sabem que justamente através da obediência Deus leva para frente seus planos. Ele é que tem os caminhos seguros, mesmo que freqüentemente obscuros, para levar adiante os seus planos. Os santos têm mais confiança no poder de Deus do que nas suas poucas forças. E assim Piamarta decide: “Eu obedeço, o resto deixo Deus fazer. Ele saberá realizar melhor do que eu os seus projetos. Se a obra é sua, ninguém a deterá”.

    3. Em Pavone Mella o novo pároco não perde tempo, suscitando entusiasmos e contrastes: mas como os aplausos não o exaltam assim a oposição não o fere. Interessa-se pelos pobres, tem uma palavra severa para os abusos, forte frente aos prepotentes, afável e amigo dos humildes. A viagem mais famosa é a de 03 de dezembro de 1886, quando celebrará a primeira missa com quatro meninos. È a data oficial do início do Instituto Artigianelli. Logo depois inicia uma série de amarguras: primeiro o pedido do bispo para que renuncie o encargo de pároco para dedicar-se à nova obra e logo depois a decisão do mesmo Bispo de abandonar a idéia, porque a obra não se sustentava. Monsenhor Capretti atravessava um momento de dificuldade econômica.
 
      4. Mas eis aqui a resposta do. Piamarta: “Se me permite, Excelência, eu desejo morrer com os meus jovens”. “O Bispo o olha e percebe naquelas palavras algo mais do que um desejo pessoal, vê diante de si um homem de fé, ouve a voz do Espírito que cria coisas novas e o abençoa dizendo: “O Senhor o assista”. A partir daquele momento Padre Piamarta se encontra sozinho, ele é quem deve pensar em tudo. Sabe que não tem recursos, mas tem a certeza de estar  iniciando uma obra que o Pai do Céu quer realizar para os seus filhos mais necessitados. E recomeça a trabalhar com confiança.
 
       5. O dia 03 de dezembro de 1886 não é somente a data de nascimento do Instituto Artigianelli, mas o dia em que Piamarta  torna-se Padre (Pai) Piamarta. Assim o chamam os quatro meninos entorno a quatro tigelas ao ver que para ele não tinha sobrado nada: “Pai” é a palavra que sai espontânea do coração daqueles jovens. “Padres-Pais” serão chamados seus continuadores que, como Ele, disseram “sim” ao convite de dedicar sua vida aos jovens.
 

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti