LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

martedì 11 giugno 2013

252 - O TUDO NO TUDO

Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra

     Capítulo Segundo
 
            1. No coração do jovem há de tudo. E há também o Tudo.
No coração do garoto Joãzinho, o Tudo “ilumina-se do imenso”: se Deus é tudo, porque não concentrar-se n’Ele? Se Ele é o Tudo, do que eu teria ainda necessidade?
E eis que um dia ele deixa a casa com um amigo, quase como uma fuga, para tentar a grande aventura de se tornarem eremitas sobre a montanha Madalena, próxima à cidade de Brescia, a pouco menos de mil metros de altura. Lá havia grutas as quais se dizia terem sido habitadas em tempos passados, por eremitas, cuja ocupação era a de “viverem sozinhos na presença só de Deus”.
Subiram às ocultas rumo ao alto e pararam um pouco, contemplaram o amplo panorama, mas em seguida disseram um ao outro: “E agora o que vamos fazer? Está chegando a noite, não temos nada para comer, começa a fazer frio... porque não descemos ?” E desceram correndo, antes da noite chegar.
Joãozinho compreendeu que a vida de eremita não era para ele, mas que orientar-se todo para o Tudo permanecia como o ideal para a sua vida.
 
       2. As horas livres da escola eram muitas e Joãozinho, vivíssimo, alegre, motivador, gostava de brincar na rua junto com os garotos do bairro. Brincavam de guerra, atiravam-se pedras e se machucavam. Eram dependentes dos mais malandros.
Ao falar desses anos dizia que ele estava para se tornar..., um verdadeiro malandrinho, se não tivesse encontrado o “oratório” de São Tomé que o encaminhou pelo caminho certo na vida, uma diversão saudável, além de momentos de instrução e bons exemplos que lhe mostravam o lado belo da vida. Sobretudo o ajudou a descobrir Jesus como o melhor e mais seguro de todos os amigos.
Estava assim sendo preparado para compreender a importância de estar com os jovens, para ajudá-los a crescerem num ambiente em que tivessem possibilidade de sentirem-se bem e aprenderem a fazer o bem.
 
        3. Entretanto o pai e o avô estão se perguntando o que fará quando crescer aquele menino vivaz e sonhador, com saúde bastante frágil. Concordam em enviá-lo como aprendiz com o Sr. Zanolini, um ótimo colchoeiro que o inicia na profissão dele. O garoto vai de bom gosto e consegue fazer-se bem querido. Experimenta o trabalho rotineiro, a fadiga dos horários, nove, dez horas por dia, com aquela pequena paga que é costume dar, como gorjeta, aos aprendizes.
                                                                                  
             4. Mas em breve dá para ver o seu enfraquecimento: mal alimentado? Ambiente malsão? Talvez não fosse trabalho para ele? Saúde fraca? O “patrão” é uma pessoa atenta e paterna: preocupa-se com a saúde dele e o envia a Vallio, um povoado que está a uns vinte quilômetros de Brescia, no meio do verde, em um vale salubre, a fim de mudar de ar e restabelecer-se. Aí, longe dos amigos e do horário de trabalho, começa a explorar os bosques, sozinho com sua bengala e seus pensamentos. Mas sente que dentro dele alguém o está acompanhando, que o amigo Jesus está a seu lado e com ele pode falar das coisas que mais estão em seu coração.
Sem nem perceber os passeios dele acabam na bela igreja paroquial em que entra para estar mais perto de seu Amigo e sentir melhor sua presença. Sentia-se feliz pelo crescer desta amizade e a cultivava com amor.
 
       5. Mas ao pároco de Vallio não passaram despercebidas essas freqüentes visitas à igreja daquele garoto da cidade, magrinho e vivaz, que se encontrava bem por estar, seja no grupinho dos meninos, seja no silêncio da igreja. E um dia o pára e lhe fala. Noutro dia também... e se convence de  estar na frente de um  garoto extraordinário com aparências ordinárias. Vê nele um chamado a fazer grandes coisas. E fez-lhe uma proposta.
 

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti