LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

sabato 13 luglio 2013

287 - DEPOIS DE CEM ANOS

Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra

Capítulo Décimo Primeiro

1.     Os santos não vivem somente em Deus, mas continuam  vivendo nas suas obras, nos seus ensinamentos, na memória daqueles que os conheceram, no coração dos beneficiados. Padre Piamarta deixou uma família religiosa que continua a obra dele, cultiva a sua memória, o torna vivo agindo segundo o seu espírito.

2.     No seu testamento tinha assegurado que acompanharia  os continuadores da sua obra “do seio de Jesus Bendito” e previa a “contínua e progressiva prosperidade” daquilo que havia iniciado.

3.     Depois de cem anos Padre. Piamarta continua atuante entre os jovens na Itália, no Brasil, no Chile, em Angola, no Moçambique, nos centros de acolhida, nos centros de formação profissional, na assistência aos “meninos de rua”, nos bairros mais pobres, nas escolas, nas paróquias, nos internatos. Sempre com os jovens e para os jovens. Sempre à luz do programa evangélico: “Tudo aquilo que fizestes a um destes pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.

     4. A marca característica de Padre Piamarta é perceptível pelo espírito de família e pela colaboração com os leigos. A sua Congregação é intitulada Santa Família de Nazareth e os seus componentes empenham-se em viver como família afrontando a educação como se faria numa boa família, com a necessária compreensão dos problemas dos meninos, mas também exigindo deles toda a sua colaboração cultivando o sentido da responsabilidade.

    5. A colaboração dos leigos é fruto da ampliação da família religiosa, que envolve nas suas diversas finalidades e competências, generosas energias, ex-alunos que praticam a “gratidão como máxima virtude”, corações sensíveis aos sofrimentos dos mais pobres, pessoas de visão ampla, convencidas de que a educação é a tarefa mais importante e decisiva do mundo de hoje.

  Por que você também não colabora com as obras de Padre Piamarta?

      6. Também a promoção da cultura cristã foi cultivada pela editora Queriniana, que contribuiu, com a sua abertura internacional, à renovação da espiritualidade e do pensamento teológico segundo o espírito do Concílio Vaticano II. As primeiríssimas obras do teólogo Ratzinger, atual papa, foram dadas a conhecer na Itália pela Queriniana.

       7. No dia 12 de outubro de 1997, a Igreja reconheceu oficialmente a vida santa e exemplar de Padre Piamarta, declarando-o Beato. O pobre garoto bresciano entrou rico no céu. O humilde padre foi exaltado pela Igreja e pela multidão jubilosa dos seus filhos. Aquele que se fatigou e sofreu, muitas vezes não compreendido, entra no grupo daqueles que podem ajudar a nós, que estamos em caminho, a fazer a nossa parte para tornar mais humana a vida dos jovens, na compreensão das suas dificuldades e da sua dignidade de filhos de Deus.

       8. Oremos:

      Ó Deus misericordioso que suscitastes no Bem aventurado Padre João Piamarta, sacerdote iluminado e fervoroso, a solicitude pela educação dos jovens à vida cristã, no trabalho, na família, na sociedade, concedei que pela sua intercessão possamos viver e agir no vosso amor providente de Pai para conseguirmos a bem-aventurança eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
 

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti