LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

mercoledì 3 luglio 2013

278 - OU APÓSTOLOS OU APÓSTATAS

   Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra
 
Capitulo Nono
 
      1. Padre Piamarta quer que os seus jovens sejam livres e fortes. Livres para não serem plagiados pela mentalidade corrente, fortes para agirem retamente, mesmo à custa de distinguir-se da massa. Livres para não serem absorvidos pela multidão, fortes para serem líderes. Os tempos dele eram tempos de contrastes sociais e políticos, entre liberalismo e socialismo, o primeiro preocupado pela liberdade, o segundo pela igualdade. Piamarta de maneira essencial dizia aos seus jovens que é necessário “ser livres para servir”, insistindo sobre as virtudes cívicas, a partir da honestidade, do sentido do dever, do sentir-se obrigado pela palavra dada, pela participação na vida pública, pelo sentido do serviço. A quem lhe dizia que ele falava pouco dos direitos, respondia que para aprender os próprios direitos basta uma semana, para aprender os próprios deveres não basta uma vida.

     2. Estava também convencido de que, na sociedade moderna, ou o jovem empenha-se como um apóstolo ou corre o risco de tornar-se apóstata. Ou se compromete ou se apaga. Ou ilumina ou é absorvido pela escuridão. Para ele o jovem é apostolo quando não se envergonha de ser cristão e, ainda mais, quando honra o nome de cristão com seu comportamento. Apóstolo é aquele que presta atenção às necessidades dos outros e está disposto a incomodar-se para fazer o que é possível ele fazer. Em 1902, fica sabendo que se quer impedir a procissão de Corpus Christi na cidade. Convoca então os seus jovens e os organiza em defesa do percurso. Ninguém teve a ousadia de colocar obstáculos. É apóstolo quem está disposto a pagar pessoalmente pelas próprias idéias. É apóstolo aquele que ”não segue o caminho dos ímpios, mas caminha na lei do Senhor”.

       3. Não queria jovens mal-humorados, tristes, pessimistas, introvertidos, sisudos. Ele repetia para eles as “máximas de São Felipe”, que são rápidas e simples frases de sabedoria humana e cristã, nascidas de profundas meditações espirituais e da escola da vida:
- Filhos, sejam alegres: escrúpulos e melancolia, fora da minha casa.
- Felizes vocês jovens, que tem tempo para fazer o bem.
- Precisa trabalhar, precisa trabalhar: Deus não sabe o que fazer com os preguiçoso
- Sejam bons se puderem!
   - O homem que não reza é um animal sem razão.
- Façam tudo, mas não façam pecados.

4. E incentivava toda a livre expressão de alegria, alternando ao duro dever quotidiano os animados recreios, os passeios, o canto coral, a banda musical e o teatro; alcançando nestes últimos setores, níveis de excelência bem reconhecidos na cidade e na província. Por ocasião da imponente inauguração do monumento ao Redentor sobre o monte Guilherme, em 20 de agosto de 1902, foi convidada especialmente a banda dos Artigianelli. Jornada memorável: estava presente, aplaudindo, o menino João Batista Montini, destinado a tornar-se famoso. À distância de um século aquele menino tornou-se presente de novo naquele lugar, em uma estátua que o representa nas vestes do Romano Pontífice, Paulo VI. Talvez nas solitárias e límpidas noites estreladas, às vezes ele gosta de escutar novamente aquelas notas alegres e solenes que Padre Piamarta levou consigo lá no céu, como homenagem dos seus jovens ao Redentor do mundo!
 

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti