LA PRESENZA DELLA CONGREGAZIONE SACRA FAMIGLIA DI NAZARETH NEL MONDO

venerdì 5 luglio 2013

283 - ONTEM E AMANHÃ

Primeiro encontro com padre Piamarta - Pier Giordano Cabra

Capítulo Décimo

1. Dia 16 de junho de 1912: um triunfo. No Instituto Artigianelli celebra-se o vigésimo quinto aniversário da fundação do Instituto. É uma avalanche de reconhecimentos: cartas e telegramas de toda parte, ex-alunos que acorrem em massa, presença de autoridades civis e religiosas, testemunhos emocionantes do imenso bem realizado: todos aplaudem e unem-se para festejar “a fundação deste grandioso Instituto que custou tantas dificuldades e fadigas, tantos suores e sacrifícios”, mas que está sendo coroado “por uma imensa quantidade de queridos jovens, que cresceram e saíram como verdadeiros cristãos”.

2. O Instituto agora está verdadeiramente belo e grandioso. Da primeira casinha até hoje, os edifícios se multiplicaram, para serem completados com vastos pórticos e a bela igreja em 1907. Padre Piamarta escuta, mas parece ausente. A mente dele vai aos benfeitores, sem os quais não teria feito nada. Admira a generosidade deles, mas também a confiança oferecida a ele, sem títulos e experiências anteriores. “A gratidão deve ser a primeira virtude do Instituto”, continuará ele repetindo. Os recorda um por um, em especial os irmãos Marietta e Angelo Muzzarelli, junto com todas as humildes pessoas que dedicaram sua vida aos seus meninos, a partir de Felipa Freggia, a mãe dos primeiros tempos.

3. É feliz com o belo grupo de sacerdotes e religiosos irmãos que o cercam e garantem a continuidade da obra. Ele sabe que esta família é o presente mais precioso que o Senhor podia-lhe oferecer. Os vê ricos de verdadeiro espírito sacerdotal e religioso e os vê práticos e ativos, sensíveis aos pobres. “Agora o teu servo pode ir em paz”, murmura ele bem baixinho, “ porque os meus olhos viram a salvação, preparada” para tantos jovens e garantida também após minha partida.

4. Seu mais querido amigo, aquele da precoce aventura sobre o monte Madalena (lembram?), tinha-lhe escrito poucos dias antes: “Seu ânimo sensibilíssimo merece a mais afetuosa admiração por parte de todos os nossos concidadãos. Você tem justamente merecido o gozo de um paraíso antecipado”. “O paraíso no céu, talvez,” tinha-lhe respondido, “mas no sentido puramente humano, a obra não me deu outros frutos a não serem tribulações e espinhos sem nome, penas incríveis, desenganos de toda espécie”.

5. Justo em meio a essas dificuldades, a Providência sempre o tinha guiado e ajudado e ele tem possibilidade de reconhecer que a obra não foi querida por ele, e sim por Aquele que “provê aos menores entre seus filhos”, e que escolheu a ele, pobre padre, “uma mancha de tinta do livro de ouro da caridade”, a fim de demonstrar que nós somos instrumentos na mão onipotente do Altíssimo. Por isso recomenda para “não apoiar-se unicamente sobre cálculos humanos”, mas “confiar sempre na infalível ajuda”, que manterá viva a sua obra, até quando a considerarmos Sua.

6. Olhando para frente no tempo, ele sente-se seguro que tantas fadigas não foram inúteis e que ele, “servo inútil e preguiçoso”, conseguirá ser mais útil de lá “do seio de Jesus bendito” de onde poderá acompanhar melhor “a contínua, progressiva prosperidade da obra” que o Senhor lhe tem posto entre as mãos e que ele está pronto a nas mãos de seus sucessores.

          7. Os aplausos o fazem sorrir, mas ele pensa naqueles jovens que poderia ter ajudado, mas não conseguiu como aqueles que hoje não vieram e que ele estava esperando. “Chegou o tempo de rezar mais por eles, porque se hoje não os vi aqui, deverei vê-los no Paraíso”.
No Paraíso entrará aos 25 de abril de 1913.

Nessun commento:

Posta un commento

Nota. Solo i membri di questo blog possono postare un commento.

Contatore per siti